BioDúvidas

Prof. Prof. Rider Silva 29 de maio de 2009

O blog tem um Fórum exclusivo para você tirar suas dúvidas mais pertinentes em Biologia. Além de poder contatar vários outros estudantes para bate-papos e discussões sobre biologia, vestibular, provas, etc.
Você poderá acessar o Fórum, criar um login e participar das discussões exclusivas clicando em "Fórum BioDúvidas" no menu superior do blog. Ou também digitando em seu navegador: http://bioduvidas.maisforum.com

3 Comentários

  1. rosangela Says:
  2. Olá amiga, seja bem vindo. Um abraço.

     
  3. rosangela Says:
  4. Opá. Desculpe! Amigo.

     
  5. Biosfera Says:
  6. Parabéns pela iniciativa do fórum, é trocando idéias que aperfeiçoamos nossos conhecimentos.

    Abração

     

Postar um comentário

BioNotícias

Vida em Código de Barras

Cientistas de todo o mundo estão participando de um esforço internacional para estabelecer a técnica de DNA barcoding – ou código de barras de DNA – como padrão global para a identificação de espécies biológicas.

DNA barcoding é um método que utiliza um trecho do DNA de cerca de 650 nucleotídeos como marcador para caracterizar espécies. Trata-se de uma sequência extremamente curta em relação à totalidade do genoma, que nos humanos, por exemplo, tem 3 bilhões de pares de bases.

A ordem dos nucleotídeos nesse trecho de DNA, extraído de uma sequência de pequenos fragmentos previamente padronizados de genes, é semelhante entre os indivíduos, mas divergente em relação às diferentes espécies, possibilitando a identificação.

O método, que tende a ser rápido e barato, pode identificar uma espécie a partir de uma pequena amostra de tecido. Por isso, tem aplicações potenciais que vão desde o combate à biopirataria até o controle de pragas e a investigação forense.

O objetivo final do projeto internacional é criar uma biblioteca de códigos de barra de todas as espécies de seres vivos.

Participam do simpósio cientistas envolvidos com diferentes grupos de organismos, como plantas, insetos, aves e peixes. O objetivo é mostrar como a nova ferramenta pode ser usada em cada um dos grupos e quais são as dificuldades e limites para aplicação.





Seguidores

Este Blog é Verde!