Boas-vindas!

Prof. Prof. Rider Silva 29 de maio de 2009

Olá amiguinhos (as) da Biologia,
este blog foi criado com a finalidade de trazer um pouco mais de conhecimento até o conforto de suas casas.
Aqui vocês encontrarão textos, imagens, vídeos, sites, notícias e tudo mais relacionado ao mundo da Biologia, além de conteúdos e gabaritos de provas.
A opção "BioDúvidas" na barra lateral do blog, lhes ajudará a tirar suas dúvidas mais pertinentes. Deixem suas perguntas e, logo, responderei.
Sejam muito bem-vindos e aproveitem todo o conhecimento!!!
Sintam-se todos beijados e abraçados.

0 Comentários

Postar um comentário

BioNotícias

Vida em Código de Barras

Cientistas de todo o mundo estão participando de um esforço internacional para estabelecer a técnica de DNA barcoding – ou código de barras de DNA – como padrão global para a identificação de espécies biológicas.

DNA barcoding é um método que utiliza um trecho do DNA de cerca de 650 nucleotídeos como marcador para caracterizar espécies. Trata-se de uma sequência extremamente curta em relação à totalidade do genoma, que nos humanos, por exemplo, tem 3 bilhões de pares de bases.

A ordem dos nucleotídeos nesse trecho de DNA, extraído de uma sequência de pequenos fragmentos previamente padronizados de genes, é semelhante entre os indivíduos, mas divergente em relação às diferentes espécies, possibilitando a identificação.

O método, que tende a ser rápido e barato, pode identificar uma espécie a partir de uma pequena amostra de tecido. Por isso, tem aplicações potenciais que vão desde o combate à biopirataria até o controle de pragas e a investigação forense.

O objetivo final do projeto internacional é criar uma biblioteca de códigos de barra de todas as espécies de seres vivos.

Participam do simpósio cientistas envolvidos com diferentes grupos de organismos, como plantas, insetos, aves e peixes. O objetivo é mostrar como a nova ferramenta pode ser usada em cada um dos grupos e quais são as dificuldades e limites para aplicação.




Video Post

Loading...

Seguidores

Este Blog é Verde!